Livro de Reclamações Eletrónico – Informação

Circular 60/2019

 

Caros Optometristas,

Remetemos a informação disponibilizada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) referente ao Livro de Reclamações Electrónico.

Com os nossos cumprimentos,
  
Edite Alves
Assessora da Direção da UPOOP
Coordenadora da EPOO


Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 40cec019-0f2a-4f73-919c-2a1dc68c7b2e.jpg


A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) aderiu ao Livro de Reclamações Eletrónico, em conformidade com o regime jurídico estabelecido no Decreto-Lei n.º 74/2017, de 21 de junho, que veio modernizar e simplificar o regime do livro de reclamações e criar o Livro de Reclamações Eletrónico.
 
Neste âmbito, a ERS informa que os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde dos setores privado, social e cooperativo já podem registar-se na Plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico (LRE).
 
Este registo é obrigatório e deverá ser efetuado até ao dia 15 de dezembro de 2019, seguindo as instruções fornecidas no website da Direção-Geral do Consumidor.
 
Esta funcionalidade não abrange os prestadores de cuidados de saúde do setor público (Livro Amarelo).
 
O Livro de Reclamações Eletrónico não vem substituir o Livro de Reclamações em papel: ambos são obrigatórios.
 
A implementação do Livro de Reclamações Eletrónico no setor da saúde não implica alterações aos procedimentos que as instituições supervisionadas devem observar no âmbito do tratamento das reclamações.
 
Continuará a vigorar, sobre os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, o procedimento de tratamento de reclamações do Regulamento n.º 65/2015, de 11 de fevereiro: mantém-se a obrigatoriedade de submissão de reclamações à ERS através do SGREC (incluindo as provenientes do Livro de Reclamações Eletrónico) no prazo de 10 dias úteis.
 
Pode consultar a informação conjunta DGC/ERS, relativa à obrigatoriedade de disponibilização do formato eletrónico do Livro de Reclamações e sobre os procedimentos a seguir

https://www.dropbox.com/s/bd7gy9kuzrmj8en/Anexo_2d36c779-ecae-4751-a720-e5edff7603e5.pdf?dl=0

No website da ERS estão disponíveis respostas às perguntas mais frequentes sobre a submissão de reclamações à ERS e sobre o Livro de Reclamações Eletrónico.

Deixe uma resposta