Dia Mundial da Visão – 8 de outubro

O Dia Mundial da Visão, assinalado a 8 de outubro, é considerado o mais importante na área da Saúde da Visão.


A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, chama a atenção para os perigos que podem ocorrer da visão, como a cegueira e a deficiência visual.

Em Portugal, cerca de 300 mil pessoas com mais de 50 anos sofrem de perda grave de visão ou cegueira. Sendo que grande parte destas causas podem ser evitadas com tratamento adequado e prevenção.

Em todo o mundo os casos estimam-se em mais de mil milhões de pessoas que vivem com deficiência visual ou cegueira por não receberem os cuidados de saúde necessários para patologias e deficiências visuais como miopia, cataratas ou glaucoma.

Em 2019 a OMS divulgou o seu primeiro relatório sobre problemas de visão no mundo, destacando que a deficiência visual ou a cegueira afecta pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas, mais de um quarto da população total mundial.


Segundo o relatório, cerca de mil milhões de pessoas têm uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou tratada.
Também a retinopatia diabética e a ambliopia nas crianças são dois problemas passíveis de prevenção e detecção precoce, bem como de tratamento e recuperação.

Divulgamos um artigo de enorme interesse para os Ótico-Optometristas especialistas em lentes de contacto:

https://www.upi.com/Health_News/2020/08/14/Bifocal-contacts-can-help-nearsightedness-in-children-study-says/1961597355169/

Este ensaio clínico, denominado BLINK, mostra que as crianças que sofrem de miopia podem retardar a sua progressão através do uso das lentes de contacto bifocais.

Concluímos ser necessária e urgente garantir a prevenção e deteção precoce, nos cuidados de saúde primários executados pelos Ótico-Optometristas.


A UPOOP irá continuar a fomentar a consciencialização acerca da importância dos cuidados da visão, promovendo a Optometria e o exercício profissional dos Optometristas, que cuidam da saúde visual dos cidadãos.

Fique de olho na sua visão!

Saudações Optométricas!

Henrique Nascimento
Presidente da UPOOP

Deixe uma resposta