Reciclagem responsável dos resíduos por profissionais Ópticos e Optometristas e seus pacientes

Press Release

Reciclagem responsável dos resíduos por profissionais Ópticos e Optometristas e seus pacientes – 5 de junho de 2021

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho de 2021, a ECOO destaca o papel dos Optometristas e Ópticos europeus no apoio e promoção da sustentabilidade.

O Dia Mundial do Ambiente realça a criação de uma boa relação com a natureza. O Dia Mundial do Ambiente lança também a Década da ONU sobre a Restauração dos Ecossistemas 2021-2030.   

Os Ópticos e Optometristas são provedores de cuidados oculares primários, integrados e envolvidos na sua comunidade local. 

A cadeia de fornecimento da Óptica/Optometria é multifacetada e envolve uma gama de diferentes materiais e etapas que têm impacto no ambiente. 

A ECOO reconhece que isto oferece muitas oportunidades para ajudar o planeta e fomentar a restauração dos ecossistemas através da forma como as práticas ópticas e optométricas gerem os resíduos, em particular o plástico, e como orientam os seus pacientes nas suas comunidades. Algumas áreas-chave onde os plásticos entram no ambiente incluem lentes de contacto usadas, sacos de plástico, caixas de óculos, lentes de teste desactualizadas dos pacientes, micropartículas de plástico lavadas com água das máquinas de edging, embalagens de produtos e Equipamento de Proteção Individual. Além disso, processos simples como desligar as luzes à noite e reduzir a pegada de carbono são também formas importantes de ajudar o planeta. A limpeza do ambiente é da responsabilidade de todos, também dos Ópticos e Optometristas interessados em desempenhar o seu papel para restaurar o ecossistema. 

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a ECOO anuncia um trabalho activo para fornecer orientação e fomentar a consciencialização sobre a sustentabilidade dos seus membros em toda a Europa. 

A ECOO procurará reforçar as alianças com organismos profissionais, fabricantes, Ópticos, Optometristas e empresários do sector, unindo esforços neste importante trabalho de proteção do ambiente. 

Como primeiro passo, a ECOO está a apoiar a campanha Euromcontact “Lentes de contacto: Ver Verde”. 

Nota para editores: O Conselho Europeu de Optometria e Óptica (ECOO) é a organização europeia que representa os interesses dos Ópticos e Optometristas de 25 países. Os seus membros juntos representam mais de 150.000 Ópticos e Optometristas em toda a Europa. A ECOO tem como objetivo promover a saúde ocular para o público além-fronteiras e harmonizar os padrões clínicos e educativos da prática óptica e optométrica em toda a Europa. 

Fabienne Eckert Secretário-Geral do Conselho Europeu de Optometria e Ótica (ECOO)

Deixe uma resposta