NOVAS PERSPECTIVAS PARA A OPTOMETRIA EM DEBATE
IN ÓPTICAPRO Edição 239, ABRIL DE 2023
Novas perspetivas para a optometria em debate
No rescaldo do XXV Congresso Internacional de Optometria e Contactologia, organizado no final de março pela União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses (UPOOP), fomos ao encontro de Henrique Nascimento para fazermos o balanço do evento.
“Desde que tomei posse como presidente da União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses, juntamente com os meus colegas de direcção e secretariado, já realizámos quatro congressos, todos eles em crescendo de participação, tanto de conferencistas, como congressistas e fornecedores de artigos e instrumentos para optometria. Este foi, sem dúvida, muito bom a todos os níveis”, começa por contar Henrique Nascimento à Ópticapro.
O XXV Congresso internacional de Optometria e Contactologia decorreu entre os dias 24 e 26 de março, na Figueira da Foz. “Atendendo a uma localização excelente, mas relativamente periférica tivemos um número muito simpático de 250 profissionais presentes”, explicou o responsável, acrescentando que a ideia é descentralizar os congressos organizados pela UPOOP. “Vamos descentralizar os nossos congressos a partir deste, já estamos a trabalhar no de 2024, que também será fora de Lisboa. O que nos impulsionou a organizar esta edição na Figueira da Foz foi o facto de ser um local muito bonito e com todas as condições para receber um evento desta natureza, algo que foi reconhecido por todos os participantes”.
“Novas perspetivas para a optometria, do ensino à prática diária”
Sobre o mote do XXV Congresso Internacional de Optometria e contactologia ● “Novas perspetivas para a optometria, do ensino à prática diária” ● o presidente da UPOOP afirmou que é muito pertinente, pela mudança dos tempos e consequentes formas de trabalhar. “Muitas coisas que fazíamos e aprendíamos têm que se ir adaptando às exigências atuais. Veja-se o caso da miopia que, anos atrás, era penas mais uma ametropia e, neste momento, é também considerada uma pandemia, só para dar um exemplo. Além disso os novos campos da optometria que vão surgindo, como a visão desportiva, que tenho a noção de ter colocado na agenda das ciências da saúde visual em Portugal”.
Quanto ao programa do evento, Henrique Nascimento destacou vários momentos, nomeadamente “a conferência magistral do Prof. Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, a qualidade das apresentações científicas, o convívio entre todos os presentes, a entrega de diplomas aos membros da UPOOP com mais de 40 anos de filiação, a apresentação do site, entre muitos outros pontos”. Para ele, esta reunião é de extrema importância para a classe.
“Em primeiro lugar, pelo convívio que se gera entre colegas, que muitas vezes não se encontram durante anos; depois, e não de menor importância, a obrigatoriedade a que nos impomos de aprender, aprender sempre, mais e cada vez melhor, e que desta vez atingiu patamares muito elevados, dificultando o que temos de fazer no próximo congresso…”.
No final da entrevista, Henrique Nacimento endereçou algumas palavras a todos os profissionais envolvidos no congresso: “Obrigado a todos os colegas, conferencistas e palestrantes, pela presença durante os três dias do evento. Que comecem a agendar já março de 2024! Deixo ainda uma mensagem especial aos meus colegas de direcção e muito em especial a todo o staff da UPOOP, pois sem eles os sonhos não se podem tornar realidade”.