upoop
Criação da Upoop
Foi criada por escritura notarial de 8 de Junho de 1979, lavrada no livro 97-B a Fls 7 e seguintes do Cartório Notarial a 8 de Junho de 1979 e mantém-se a UNIÃO PROFISSIONAL DOS ÓPTICOS E OPTOMETRISTAS PORTUGUESES, abreviadamente designada por UPOOP, constituída como associação profissional de defesa dos interesses profissionais e científicos de Optometristas e Ópticos nela filiados e sem fins lucrativos.
Foi criada em 1979 por um grupo de Ópticos que tinham “descoberto” a Optometria e por entenderem, que essa descoberta não deveria ficar só com eles decidiram criar em 1980 a EPOO – Escola Portuguesa de Óptica Ocular e através dela ministrar o Curso de Óptico-Optometrista.
A sede da UPOOP é fixada no Campo Grande nº 286, 2º Dto. — 1700-096 LISBOA e o seu âmbito de actuação estende-se a todo o território nacional.
A sua sede pode ser fixada em qualquer local do distrito de Lisboa por simples deliberação do Conselho Diretivo e em qualquer local do território nacional por deliberação da Assembleia Geral.
Perseguindo a perfeição, coligiu os curricula dos cursos superiores de Optometria existentes na Europa e na América, adotou-os e propôs a várias Universidades a sua criação.
Aproveitando a Lei da Autonomia das Universidades, as Universidades do Minho e da Beira Interior aprovaram a criação do Curso de Física Aplicada — ramo Óptica com especialização em Optometria em 1988, tendo sido efectuados dois protocolos entre a UPOOP e as duas Universidades.
Quem Somos
-
Rui Motty
Presidente
Assembleia Geral -
Paulino Pavão
1º Secretário
Assembleia Geral -
Anabela Cavaleiro
2º Secretário
Assembleia Geral -
Henrique Nascimento
Presidente
UPOOP -
Pedro Lourenço
Vice-Presidente
UPOOP -
Bruno Monteiro
Secretário
UPOOP -
Florbela Tibúrcio
Tesoureiro
UPOOP -
Paulo Pereira
Vogal
UPOOP -
Pedro Pacheco
Vogal
UPOOP -
Bruno Santos
Delegado
Lisboa e Vale do Tejo -
Jorge Aveiro
Delegado
Centro/Norte -
Pedro Pavão
Delegado
Sul e Ilhas -
Rui Marrachinho
Presidente
Conselho Fiscal -
Antonio Gloria
Vogal
Conselho Fiscal -
Isabela Ramos
Vogal
Conselho Fiscal -
Nuno Lopes
Presidente
Conselho Deontológico -
Cristina Delgado
Membro
Conselho Deontológico -
Carlos Lourenço
Membro
Conselho Deontológico
Como ser um Associado?
-
Esta associação, sem fins lucrativos, tem como objectivos principais a união de todos os profissionais ligados à Óptica, sua defesa, formação, divulgação, e enriquecimento profissional.
-
Todos os que exerçam a profissão de Óptico ou a de Optometrista e que sejam cidadãos portugueses e de países pertencentes à União Europeia, Brasil e países de expressão oficial portuguesa e ainda que exerçam a sua profissão no espaço da União Europeia. Quanto aos restantes estrangeiros, podem ser admitidos se exercerem a profissão em Portugal.
Todos os que estejam a frequentar um curso de Óptica/Optometria ou Técnico de Óptica Ocular reconhecidos pela UPOOP, mediante parecer técnico favorável do Diretor da EPOO, ouvindo o Conselho Científico da EPOO.
Todos os que tenham licenciatura em Física Aplicada com Especialização em Optometria, em Optometria e Ciências da Visão, ou licenciatura equivalente, reconhecida pela UPOOP mediante parecer favorável do Diretor da EPOO.
-
Na nossa sede, em Lisboa, no Campo Grande, nº 4 - 9º Esq, ou através dos nosso contactos na página de CONTATOS
-
Os Optometristas terão direito à Cédula Profissional e Cartão Identificativo.
Os Optometristas Associados da Upoop terão direito às vinhetas comprovativas das suas competências profissionais, emitidas pela Casa da Moeda.
Os Membros da Upoop usufruem dos seus serviços jurídicos para qualquer litígio profissional.
Frequentar os seminários e formações da EPOO/UPOOP, o que lhes confere a capacidade de prestar um serviço de excelência aos seus utentes.
Defesa junto da ERS e das entidade comparticipadoras de serviços de saúde
Os Optometristas usufruem de Certificado de Seguro do ramo de Responsabilidade Civil Profissional no valor de €25.000,00.
Eleger e ser eleito para os órgãos sociais desde que preencham os requisitos legais e estatutários para o efeito
Beneficiar da defesa dos seus direitos pela UPOOP e dos serviços de apoio e solidariedade.
Apresentar propostas à Direção com vista a melhorar o funcionamento, promover e elevar os objetivos da UPOOP.
Frequentar as instalações da Sede, da Biblioteca e de todas as realizações de carácter social organizadas pela UPOOP, nas condições estabelecidas pela Direcção.
Requerer a convocação de Assembleias Gerais, nos termos definidos nos Estatutos.
Reclamar e recorrer das deliberações tomadas pelos órgãos da UPOOP que sejam contrárias à lei e aos Estatutos.
Todas as outras que lhe sejam conferidas por norma legal ou estatutária.
-
Foto “tipo passe”
Certificado de Habilitações Académicas (Autenticado)
Certificado de Habilitações Profissionais
Preencher Proposta de Membro — FORMULÁRIO