A Optometria em Portugal(um esclarecimento)

Por: Henrique Nascimento, Presidente da UPOOP

IN ÓPTICAPRO Edição 251, ABRIL DE 2024

Tendo surgido e continuado a desenvolverem-se diferentes ações públicas relacionadas com determinado setor de Optometristas, com afirmações que pretensiosamente incluem todos os optometristas portugueses, cabe-me, enquanto defensor dos interesses dos profissionais optometristas pertencentes à UPOOP, fazer um breve esclarecimento à classe.

A optometria não foi criada em Portugal pela União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses para confrontar ordens e associações de outros profissionais. Antes, foi criada para ajudar a população portuguesa a ter acesso a cuidados visuais (óculos, lentes de contacto e terapia visual) de forma universal e de proximidade, que em 1979 estavam a cargo de cerca de 400 médicos oftalmologistas. Estes cuidados visuais, para nós optometristas, não devem ser confundidos com atos médicos, mas antes com atos optométricos, defendidos e regulamentados em muitos países do mundo, devendo complementar-se ao dos médicos especialistas e nunca os tentando substituir.

Para nós, é motivo de sansão disciplinar interna qualquer membro que se faça passar por médico no momento do seu exercício de optometria. Desta maneira, e com respeito, por outros profissionais que por acaso já cá andavam quando chegámos, conseguimos implementar a nossa profissão elevando o nível de conhecimentos através da criação de cursos profissionais, politécnicos e universitários na área da optometria e da ótica.

Para as associações e outras instituições que entendem ser os únicos representantes e interlocutores em Portugal e nos organismos internacionais nas questões que dizem respeito a uma futura regulamentação da nossa atividade, a UPOOP responde:

― A UPOOP é fundadora de todas as associações europeias que defendem a optometria pertencendo a muitas outras mundiais.

―  A UPOOP ajudou a fundar toos os cursos, reforço, todos os cursos de optometria existentes em Portugal.

―  A UPOOP foi a única entidade em Portugal que conseguiu os principais acordos estatais de reconhecimento da optometria em vigor há mais de 40 anos.

― A UPOOP foi a primeira entidade a apresentar um projeto de regulamentação junto dos responsáveis políticos.

Ao contrário da desinformação que alguns teimam em lançar, devo dizer que a UPOOP é um ator fundamental no panorama da optometria em Portugal e que nenhuma regulamentação será viável à revelia de todos os envolvidos e interessados nela, incluindo obviamente a UPOOP.

Não permitirei que confundam a parte com o todo. A UPOOP é profundamente contra a que se façam considerações sobre estatutos médicos tentando lançar a confusão na opinião pública. Aliás, das centenas de associações na área da saúde existentes em Portugal, ainda só vi uma falar do assunto. Na UPOOP não pretendemos ser confundidos com médicos e por isso escolhemos ser optometristas. Não permitiremos que se intrometam na vida e nas decisões que só aos membros da UPOOP dizem respeito, assim como não permitiremos que o devaneio de alguns deite por terra muitos anos de trabalho em prol a optometria.

A optometria em Portugal faz este ano 45 anos e, imagine-se, são exatamente os mesmos que a UPOOP faz.

 
Anterior
Anterior

PARTICIPAÇÃO DA DIREÇÃO DA UPOOP NA OPTOM’2024 EM MADRID

Próximo
Próximo

UPOOP reúne profissionais numa dupla jornada de Optometria