UPOOP reúne profissionais numa dupla jornada de Optometria

IN ÓPTICAPRO Edição 251, ABRIL DE 2024

A organização pioneira do XXVI Congresso Internacional de Optometria e Contactologia em conjunto com 2º Encontro de Visão e Desporto foi a oportunidade perfeita para revelar os avanços em terapia visual e treino visual desportivo, assim como a miopia e os avanços no seu controlo, temas discutidos entre 15 e 17 de março, nas instalações do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa.

 

Como foi feita a escolha do local?

Tínhamos realizado o primeiro encontro internacional de optometria desportiva na Cidade do Futebol, com condições interessantíssimas para a realização de eventos, em 2020. Passados quatro anos, achámos que seria o timing perfeito para realizar o segundo e surgiu a ideia do Estádio da Luz por ter as condições perfeitas para esta realização, como se veio a comprovar pela reação de todos os que por lá passaram durante este evento.

 

Entre os principais temas a debate, quais os destaques que faz?

No que diz respeito ao 2º Encontro de Visão e Desporto, obviamente os estudos e as práticas que se estão a fazer e a utilizar junto de equipas desportivas, por parte dos optometristas europeus. No que diz respeito ao XXVI Congresso de Optometria, que decorreu conjuntamente com o encontro de optometria desportiva, a miopia e os avanços no seu controlo foram temas relevantes assim como a inteligência artificial. Podemos realçar que a Pós-graduação em Terapia Visual e Treino Visual Desportivo, do ISEC Lisboa, começa a dar frutos e começamos a ter resultados com apresentações, que esperamos que sejam muito mais no terceiro encontro, o qual não demorará mais dois anos a ser realizado.

 

“Arrisco-me a dizer que foi o melhor evento de optometria realizado em Portugal até hoje. Superou largamente as expectativas. Duplicámos o número do ano passado”.

 

Como classifica a experiência ao nível planeamento, estrutura e organização?

A UPOOP já organizou 26 Congressos internacionais ao longo da sua existência de 45 anos. O nosso staff, liderado pela D. Edite Alves, tem uma grande experiência neste tipo de organizações, todos os diretores se envolvem no mesmo e o resultado só pode ser bom. Não me lembro de ter estado num congresso em que quase tudo foi perfeito e, por isso, não só durante como depois recebemos imensas mensagens de parabéns.

 

Como está a optometria e a contactologia em Portugal e de que forma a UPOOP tem contribuído para a sua evolução’

Como todos sabemos, é preciso lutar todos os dias por uma afirmação definitiva da nossa profissão. No que me diz respeito, estou cá desde o princípio e não me lembro de ter tanto que lutar como hoje por esta afirmação, lamentando que neste momento os maiores ataques venham da própria classe

 

Uma mensagem que gostaria de entregar a todos os colegas que marcaram presença no evento?

Saber e ter consciência que abraçaram uma profissão com muitos problemas de afirmação e que esta afirmação só se manterá com muito trabalho e preparação científica, pelo que participarmos neste tipo de eventos só nos fortalece a todos. 

 
Anterior
Anterior

A Optometria em Portugal(um esclarecimento)

Próximo
Próximo

Reportagem Millioneyes - XXVI Congresso