ISEC destaca a visão na prática desportiva com Sports Vision Week

In OpticaPro, edição nº200

Henrique Nascimento

ISEC destaca a visão na prática desportiva com Sports Vision Week — Henrique Nascimento

Por forma a potenciar a visão na prática desportiva, partilhando experiências e alertando para os riscos inerentes, o ISEC Lisboa promoveu no final de novembro a Sports Vision Week (SVW), evento com a participação de profissionais de áreas tão distintas como a optometria ou propriocepção. No final dos quatro dias do evento estivemos à conversa com o coordenador do evento, Henrique Nascimento, para quem este tipo de palestras e formação se assumem como a base do sucesso dos optometristas.  

Em linhas gerais, em que consistia a Sports Vision Week?

Henrique Nascimento: A SVW teve como intuito juntar diferentes intervenientes, no âmbito desportivo, com partilha das suas experiências em áreas tão diferentes como a estomatologia, oftalmologia, propriocepção, optometria, o treino desportivo e a fisioterapia, todos com um objetivo comum: a melhoria do desempenho desportivo do atleta.

Qual o balanço que faz do evento? Superou ou cumpriu as suas expectativas?

HN: Faço um balanço muito positivo e digo mesmo que as minhas expectativas foram ultrapassadas, pois tivemos sempre uma assistência muito interessada nos temas que foram sendo apresentados.

Como surgiu esta iniciativa e quais os destaques que faz desta primeira edição?

HN: Esta iniciativa surgiu aquando da programação de atividades extralectivas do ISEC Lisboa. Como a Licenciatura em Ótica e Optometria do ISEC aposta muito na vertente das terapias e treino visual, e em especial no treino visual desportivo, área na qual estou a desenvolver teses de doutoramento, foi fácil pensar e organizar algo dentro desta área. Destaco a participação da equipa técnica do futebol feminino do Sintrense e a equipa sénior do Almada Futsal, que se dispuseram a mostrar como funcionam duas equipas, uma em termos teóricos outra mais em termos práticos. Para além destes, destaco a presença do Dr. Alves da Silva, Dra. Teresa Alves da Silva e Dr. Ricardo Silva, ao falarem de Propriocetividade, coordenação e sistema estomatológico respetivamente. 

Com colaborações feitas com o Futsal Clube Almada e o Sintrense, o objetivo de demonstrar a importância da visão no rendimento desportivo ficou bem patente? O que sublinha em ambas as apresentações?

HN: Tanto num caso como no outro, o principal objetivo destas participações foi, em primeiro lugar, que a comunidade desportiva está recetiva a novas abordagens e em segundo mostrar aos optometristas como se processa o treino desportivo diário e semanal tendo em vista a colaboração entre ambos. 

De que forma a visão pode influenciar o desempenho desportivo e as capacidades físicas de atletas profissionais?

HN: A visão não pode ser analisada separadamente do resto do corpo. Isto é algo muito caro à optometria desde 1920, sendo a grande diferença entre profissionais da mesma área – confundir-se visão com o estado refrativo dos olhos. Obviamente que um dos primeiros princípios para uma visão otimizada é uma boa compensação de cada um dos olhos, só que isso, por si só, não chega para uma visão ótima. A visão influencia e é influenciada por sistemas como audição e a dentição e todas elas se correlacionam e dependem da propriocetividade. 

A visão pode ser treinada?

HN: Se temos de aprender a falar e a andar, temos também de aprender a ver e a ouvir interagindo com o meio. Qualquer saber pode ser treinado, qualquer sentido pode ser treinado, por conseguinte tudo o que pode ser treinado, pode ser melhorado contribuindo para um melhor desempenho do indivíduo em geral e do desportista em particular. 

Na sua opinião, como é possível potenciar a visão na prática desportiva?

HN: Fazendo regularmente palestras e formações para os optometristas, o que estamos a fazer no ISEC e na UPOOP. Sem formação os optometristas não se poderão interessar por esta área. Para além disso, a divulgação junto da comunidade desportiva é muito importante e aqui penso que também estamos a fazer um grande esforço, através do Centro de Alto Rendimento em Visão Desportiva do ISEC Lisboa. 

Em que consistirá a Sports Vision Week, a realizar em Março na Cidade do Futebol?

HN: Será dentro do mesmo tema, mas com uma dimensão europeia. Traremos ao evento, para além dos convidados de SVW, convidados estrangeiros, treinadores, árbitros e jogadores que divulgarão as suas experiências e relações com o mundo do treino visual desportivo. 

Que tipo de conselhos gostaria de dar a atletas amadores no âmbito da visão?

HN: Da área de Lisboa, que contactem o Centro de Alto Rendimento em Visão Desportiva e que apareçam por lá para experimentar uma sessão. Fora de Lisboa, que procurem um optometrista que tenha interesse por esta área e que tentem desenvolver alguma parceria junto de clubes locais. Nós estaremos cá para os apoiar no que pudermos. 

LogikEvidence

LogikEvidence is a design studio specialized in Architecture and Design, committed to creating personalized and innovative projects. We believe that each project is unique and should be treated with the appropriate attention and professionalism. With a highly qualified and experienced team, we guarantee the delivery of projects within the established timeline and budget.

https://www.logikevidence.com
Anterior
Anterior

Encontro Internacional de Visão e Desporto é em Oeiras

Próximo
Próximo

Mensagem Editorial, por Ricardo Flaminio, diretor