Mensagem Editorial, por Ricardo Flaminio, diretor
In ÓpticaPro edição nº200 (Janeiro 2020), por Ricardo Flaminio
Em finais de 2003 estava em Lisboa a trabalhar numa agência de viagens, localizada no Campo Grande. A ideia de lançar uma revista temática destinada aos profissionais de um setor ganhava mais força na minha cabeça.
Num fim de tarde de inverno, caminhava pelo Campo Grande quando parei à entrada de um prédio de escritórios a olhar para uma placa de identificação afixada na parede: União profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses – UPOOP.
A porta estava fechada e certamente já não estaria lá vivalma! Consultei as páginas amarelas para descobrir o número de telefone (não existia Google nem tão pouco o motor de pesquisa do Sapo). Não me lembro se pedi a base de dados das óticas em Portugal (também não havia RGPD) ou se apenas consegui obter algumas informações sobre o sector da ótica em Portugal.
Rapidamente três ideias chave estiveram na origem da primeira revista regular destinada a este sector:
Era um sector pequeno e, por isso, o investimento em impressão de revistas e distribuição não seria elevado;
Não existia nenhuma revista mensal de carácter regular;
Nunca tinha sido dada verdadeira importância ao ótico-optometrista como principal ator desta área que é a saúde visual.
Depois segue-se um ano de trabalho sem descanso para produzir e editar a primeira edição da revista ÓpticaPro, distribuída em janeiro de 2005.
Esta é a edição número 200 e coincide com a celebração do 15º aniversário. O sector está de parabéns! A revista ÓpticaPro é um espelho da realidade deste sector. Obrigado leitores, obrigado anunciantes, obrigado a todos os colaboradores que se entregam a este projeto.
Continuaremos a noticiar, a divulgar, a entrevistar, a mostrar todos os assuntos de interesse para este sector. Contribua, a opinião importa. Estamos cá para ouvir!